A Toyota Hilux vai ganhar uma versão elétrica que estará disponível para a galera comprar a partir de 2025. O grande anúncio foi feito pelo chefão da marca na Tailândia, Noriaki Yamashita, durante a abertura do Salão de Bangkok nesta terça-feira (26), segundo a agência Reuters.

Essa novidade chega logo depois de a Isuzu revelar que também tá de olho em produzir uma versão elétrica da D-Max, que deve ser lançada no mesmo ano. A Tailândia já é uma das principais fábricas de picapes, sendo um baita laboratório para o desenvolvimento de novos produtos, especialmente para a filial sul-americana.
Ah, e tem mais! O Yamashita também comentou que seis unidades da Hilux BEV (que é “veículo elétrico a bateria” em inglês, se liga!) vão ser entregues para testes como transporte público na badalada cidade de Pattaya, no leste da Tailândia, no mês que vem.
A picape elétrica da Toyota já fez algumas aparições antes. A primeira vez foi em dezembro de 2022, também na Tailândia, quando foi apresentada sob o conceito “Hilux Revo BEV“. Depois, em outubro do ano passado, ela foi vista rodando em testes na Austrália, mas a marca ainda não soltou muitos detalhes técnicos por enquanto.

Com a produção a mil por hora na Ásia, dá pra imaginar que a nova Hilux elétrica vai ser uma versão modernizada da geração atual, que já está na mesma plataforma desde a década passada e foi atualizada algumas vezes.
Mas ainda não tem info específica sobre os detalhes técnicos da nova Toyota Hilux BEV, como a potência do motor ou as especificações das baterias. Mas tá rolando uma especulação de que ela pode ter o mesmo conjunto mecânico do SUV elétrico BZ4x.
Esse conjunto inclui um motor elétrico com pouco mais de 200 cv de potência e uma bateria de íons de lítio com capacidade bruta de 71,4 kWh e líquida de 64 kWh, que promete uma autonomia de cerca de 250 km por recarga.
O conceito que foi apresentado, que vai dar a base para o design da picape Hilux BEV, traz aquelas características típicas de um carro elétrico, como uma grade dianteira fechada e uma entrada de ar só na parte inferior do para-choque. Mas, no geral, a nova versão ainda carrega a essência da Hilux que já é familiar pra gente.
Hilux 48V chega ao Brasil primeiro Agora, a forma mais próxima de eletrificação que a Hilux tem é a sua versão híbrida leve, que já tá rodando na Europa, Ásia e Oceania. Essa versão vem com um motor-gerador conectado a uma bateria de 48V e um conversor DC/AC.
Esse sistema funciona junto com um motor 2.8 turbodiesel que já está na picape aqui no Brasil. Esse motor entrega uma potência de 204 cv e um torque de 50,9 kgfm, sempre com uma transmissão automática de seis marchas. Essa configuração tá prevista pra dar as caras na América do Sul, inclusive no Brasil, em 2025.
Sobre a nova Toyota Hilux BEV elétrica, ainda não sabemos se vai ser produzida na Argentina ou se vai rolar sua venda no Brasil.