Novo Visual do Chevrolet Onix: O que Espere na Próxima Aposta da Garagem Master?

0
16

Desenvolver a nova versão do Chevrolet Onix é investimento alto, e quando falamos de bilhões de reais, você pode imaginar que não é algo que acontece da noite para o dia. É por isso que o processo todo demora mais de cinco aninhos até um carro ganhar seu sucessor, permitindo que essa grana se pague. Mas tem um porém: alguns detalhes dos carros ficam “caducando” mais rápido do que o esperado. E é aí que entram as mudanças visuais, uma baita solução temporária!

Para a Chevrolet, essa repaginada é fundamental: a nova Spin já recebeu sua dose de estilo e agora é a vez do potente S10, que vai ser apresentado ainda neste mês. Quando a gente chegar entre 2024 e 2025, os queridinhos da General Motors por aqui, tipo Onix, Onix Plus e Tracker, vão ganhar sua nova roupagem.

A atual geração do Onix e do Onix Plus foi lançada em 2019 e chegou cheia de charme, conquistando os fãs de design com um visual muito mais legal do que seus concorrentes, o Hyundai HB20 e o HB20S. Mas como o HB20 passou por uma renovação em 2022, agora é hora da Chevrolet dar o troco com algumas melhorias caprichadas.

De acordo com as últimas novidades, o estilo do Chevrolet Onix 2025 vai seguir as tendências globais, com características que lembram carros mais caros, como os SUVs grandões dos EUA e os modelos elétricos novinhos.

Destaque total para a nova grade “infinita”, que vai dar um visual trapezoidal, se estendendo até o final do para-choque. O famoso emblema da Chevrolet continua lá em cima, sobre uma régua fininha, mas os brasileiros podem ver uma troca dos frisos cromados por um pretinho brilhante, que é o que a galera mais gosta por aqui.

Os faróis também vão passar por uma transformação: vão ficar mais afilados e longos, com uma nova assinatura de luz e lâmpadas de LED, deixando a cara do carro bem moderna e discreta ao mesmo tempo.

Na traseira, as novidades vão ser mais sutis, com uma nova assinatura nas lanternas e pequenos ajustes nos difusores. A frente vai ter uma diferenciação bem legal: o para-choque dianteiro vai receber extensões em forma de L, envolvendo a parte de baixo e movendo os faróis auxiliares para um lugar mais alto. E, ao contrário do modelo atual, as versões mais tops devem vir com todas as luzes em LED.

Falando do Tracker, ele vai ter inspirações do SUV médio Trax, que anda fazendo sucesso na China e nos EUA. A grade da frente vai ter um formato trapezoidal, bem no estilo da linha Onix e claro, do Trax, se estendendo até o final do para-choque.

Os faróis auxiliares vão ter um design diferentão, com detalhes que simulam entradas de ar, uma faixa de luz diurna e espaço para lâmpadas embaixo dela. Na traseira, as mudanças vão ser leves, provavelmente só nos detalhes internos das lanternas. Enquanto Onix e Onix Plus podem ganhar um novo para-choque traseiro, o Tracker deve continuar com o atual mesmo.

Por dentro, a novidade vai seguir a linha da Spin, com um painel digital e uma central multimídia flutuante. A soma das telas deve dar uns 20 polegadas, tudo bem integrado em um só lugar. Imagem de qualidade superior e funções de conectividade bem modernas, incluindo streaming direto (nada de precisar recorrer ao Android Auto e Apple CarPlay) e conexão 4G com a presença da Amazon Alexa. Legal, né?

Rolando Melhorias Mecânicas

Essa mudança no visual não é só para fazer charme: é um atrativo para bombar a publicidade, desde novos comerciais até a própria atenção que as pessoas vão dar a um carro “novinho” rodando nas ruas. E olha, para quem está pensando em compra, não vai ser só isso: os novos Chevrolet nacionais vão chegar com mais potência!

Essa virada de chave na GM surgiu quando eles perceberam que, ao invés de fazer essa transição radical para carros elétricos e cortar os híbridos, que levaria a uma queda nas vendas nos mercados emergentes, melhor seria se adaptar à realidade, para não perder a relevância no mercado até que os EVs dominem tudo. E isso é quase uma realidade, principalmente agora com a influência crescente dos modelos chineses aqui, onde a GM vendeu 327.686 unidades em 2023.

No Brasil, essa história de eletrificação vai começar devagar, com adaptações dos motores existentes para se adequarem às novas normas de emissão que já estão chegando. E, finalmente, a injeção direta vai ser implementada nos motores 1.0 turbo e 1.2 turbo, que ficaram de fora em 2019 por causa dos custos de manutenção altos.

Além de serem menos poluentes, o motor 1.0 turbo do Onix tem chances altas de ser o mais potente da categoria. Ele atualmente entrega 116 cv e 16,3 kgfm, mas lá na China já chega a 125 cv e 18,3 kgfm com injeção direta. E isso usando gasolina! Com etanol, o SUV de Betim (MG) rende 130 cv, o que coloca a GM com mais uma vantagem na corrida das vendas.

Agora o motor 1.2 turbo também vai ganhar a injeção direta e outros ajustes, podendo chegar a 137 cv e 22,4 kgfm, contra os atuais 133 cv e 21,5 kgfm. Brabo, hein?

Então, essas melhorias vão além da estética: são mudanças que tocam a essência mecânica do carro. O facelift é uma estratégia certeira para chamar a atenção do público, mostrando que a GM não só deu um “up” no visual, como também melhorou o que está sob o capô.

A nova postura da General Motors em relação aos elétricos mostra que eles estão atentos às necessidades dos mercados emergentes, como o Brasil. Adaptar os motores às normas de emissão mais rigorosas é fundamental para seguir na linha e manter a competitividade no mercado aqui.

A chegada da injeção direta nos motores 1.0 turbo e 1.2 turbo é uma baita evolução em eficiência e performance. Gregar potência e torque aos motores, tornando a condução mais divertida e ágil é o que a gente busca!

Com essas novidades, o Chevrolet Onix se torna ainda mais atraente no segmento dos compactos, não só pelo visual modernizado, mas também pelo desempenho melhorado e eficiência energética. Show!

Resumindo, o novo visual do Onix, junto com as melhorias na motorização 1.0 turbo, é um passo para manter a Chevrolet firme e forte no mercado brasileiro. Essas mudanças não só renovam a aparência do carro, mas também intensificam seu desempenho e eficiência, atendendo o que os consumidores buscam em tecnologia e inovação. Com isso, a Chevrolet reafirma seu compromisso de trazer produtos de qualidade que satisfaçam as expectativas dos clientes brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui